Blog

Já estava no vermelho para a estrada…

J

A mamã repisou a aula de “Moral e Cívica” que havia aprendido na semana passada, na escola. Disse-me, puxando-me para si quando eu saia de casa à escola: Olha filho, repara bem! As três cores do semáforo são: Vveerrmmeellhhoo, Aammaarreello e Vveerrddee, repeti ecoando um corro… Mito, pára no passeio, atento a olhar para o semáforo e a controlar os carros. Quando a luz que olha para a estrada for verde e a luz que olha para ti for vermelha, significa que deves esperar enquanto os carros passam; Quando a luz amarela acender dos dois lados, significa que deves te preparar, mas continuar no passeio; e quando a luz que olha para a estrada for vermelha e a luz que olha para ti for verde, é sinal para travessares, só não te esqueças de olhar para os lados

Tal como a mamã explicou pela décima quinta vez, aconteceu… Quando a luz que olhava para a estrada era verde e a luz que olhava para mim era vermelha, esperei no passeio, enquanto os carros passavam; Quando a luz ficou amarela dos dois lados, me preparei para atravessar, estando ainda no passeio e quando a luz que olhava para a estrada ficou vermelha e a que olhava para mim verde, dei um passo para travessar…
….


Respiração desperadora e ofegante
Ma… ma… ma……..

E agora onde estou?
Aquele carro… Aquele carro preto eu não havia visto! Foi muito rápido…
Sim… mamã… eu ia olhar. Mas já estava no vermelho para a estrada.
Mas não posso nunca mais explicar à mamã. Nem ao papá, que a luz para mim já estava no verde. E também, já nem vou poder dar à julinha o meu lanche que ia deixar, e agora ela vai zangar comigo… Já não posso voltar da estrada para o passeio para que aquele carro não me atropelasse… Já não posso me zangar com o condutor daquele carro que não me deixou atravessar quando a luz vermelha estava a olhar para a estrada… Já nem vou brincar de papagaio com Tony e Chandinho…. Nem irei mais à casa da Tia Madalena para brincar de correr com Maninho enquanto Bobby nos persegue… Assim nem vou mais ir fazer a prova de Matemática para a qual estudei o fim de semana todo! Pensava que ia tirar 16, papá me explicou bem a tabuada. Já nem vou mais….

 

Se eu vivesse na Europa, “lá onde as regras de trânsito se respeitam”, onde o motorista moçambicano não atravessa no vermelho porque “lá fora você não faz porcarias porque há lei” , como dizia o Tio Manuel, talvez não teria morrido! Talvez teria ido à escola naquele dia! Talvez teria voltado para abraçar a mamã, talvez teria voltado dizer ao papá que fiz bem a prova, talvez teria dado lanche à Julinha. Talvez ia ver e brincar com Alana, Chica, Cleyton, Michela, Chandinho, Tony, Maninho e Tucha na minha festa de 11 anos, no sábado.

Sheid Eura
23 de Junho de 2021

Sobre o Autor

Sheid Massave

Adicionar Comentário

Blog

Contacte-nos

Quickly communicate covalent niche markets for maintainable sources. Collaboratively harness resource sucking experiences whereas cost effective meta-services.